O que é o Instituto ITHIO?

O Instituto Theodora Isolde Odebrecht, também chamado de ITHIO, foi fundado em 10 de março de 2011 e tem como principal mantenedor o Grupo H. Carlos Schneider.

Nasceu com a proposta de potencializar as ações socioambientais já desenvolvidas pelo Grupo H. Carlos Schneider durante seus 136 anos de existência. A partir de sua criação, todas as ações deste cunho passaram para a gestão do ITHIO.

O instituto leva o nome da mãe do atual presidente das empresas do Grupo H. Carlos Schneider. A Sra. Theodora Isolde Odebrecht faleceu em 2011 e teve sua vida dedicada a ações sociais, culturais e especialmente a projetos para o bom trato de animais, como o apoio ao Abrigo Animal de Joinville.

O ITHIO dedica especial atenção ao desenvolvimento de programas que contribuam para a inclusão social, geração de renda e formação da cidadania de comunidades menos favorecidas, com foco especial em crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Por derivar de uma história corporativa de mais de um século de existência, estende braços fortemente estruturados para projetos de preservação ambiental e pesquisa e desenvolvimento.

Toda a receita do instituto tem origem nas doações feitas pelas empresas do próprio Grupo H. Carlos Schneider e também nas parcerias que vem sendo firmadas com pessoas jurídicas e físicas solidárias com a mesma causa. Ancorados por uma estrutura formal de instituto, o objetivo é ampliar essas parcerias, potencializando os resultados dos projetos já existentes e mesmo buscando novas iniciativas.

Para desenvolver essas ações, o ITHIO conta com o apoio de consultores especializados em responsabilidade social e produtores culturais. Uma das maiores evidências de sucesso desse sistema de parcerias está nos resultados do trabalho da produtora cultural Albertina Ferraz Tuma. Como parceira há 20 anos, já conduziu inúmeros programas culturais junto ao Grupo H. Carlos Schneider, incluindo projetos reconhecidos e apoiados pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio de mecenatos.

Todos os recursos obtidos são destinados diretamente aos trabalhos selecionados. Qualquer entidade ou pessoa física pode apresentar seu projeto em busca de patrocínio. Basta acessar os procedimentos para cadastramento ou enviar seu projeto para instituto@thiodebrecht.org.br.

São apoiados e realizados projetos com a bandeira ITHIO nas cidades em que haja qualquer atuação das empresas do Grupo H. Carlos Schneider. Até 2017 foram contempladas cidades como: Joinville (SC), Sarzedo (MG), Araquari/SC e São Francisco do Sul (SC).

 

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS